Conteúdos de um portefólio

O conteúdo de um portefólio de aprendizagem varia com a natureza da disciplina. Nas linhas abaixo propõem-se alguns conteúdos de realização de um portefólio de aluno para a disciplina de História. 

Indice - Deve ser organizado através, ou da miniaplicação páginas caso se refira ao índíce de páginas (Nova Mensagem > Editar páginas> Publicar página  depois Design>Adicionar Miniaplicação>Página) ou da miniaplicação etiquetas (Nova Mensagem >etiqueta>Publicar mensagem, depois Design>Adicionar Miniaplicação>Página) no caso de apenas se pretender indexar e organizar as mensagens escritas na página de rosto. 

Introdução - o que consta do portefólio, quem é o aluno, qual a disciplina, objectivos do portefólio, motivos que levam o aluno a escolher determinados temas ou documentos ou apresentação do projecto curricular da disciplina na perspectiva do aluno, etc.

Conteúdos curriculares

Consoante os objectivos do portefólio e o nível de ensino, o aluno pode produzir documentos de acordo com as orientações do professor e os pontos do programa dando lugar a novas mensagens comentadas pelo professor (em comentários ou em replicação como autor convidado). 

Ex: Perspectivas do aluno sobre os assuntos das subunidades  dos módulos do programa de 10º ano, Módulo 4, Módulo 5 .....Comentários de textos, análise de gráficos, imagens

Páginas: 
Em cada uma das restantes páginas do blogue, diferentes áreas ou temas de reflexão como separadares:
  • Documentos da web pesquisados (embed ou link) - a partir da publicação dos referidos dados, reflexões do aluno sobre os mesmos.
  • Dados importantes existentes na web sobre os temas do programa (embed ou link) - a partir da publicação dos referidos dados, reflexões do aluno sobre os mesmos.
  • Desempenhos, performances, situações de destaque em que o aluno se distinguiu. 
  • Trabalhos de grupo efectuados - conclusões do aluno sobre os trabalhos efectuados
  • Competências desenvolvidas - reflexões do aluno sobre as competências 
  • Visitas de estudo - reflexões do aluno sobre as visitas efectuadas.
  • Exposições e actividades de escola - reflexões do aluno 
  • Atitudes - reflexões do aluno sobre atitudes e situações em ambiente escolar.
  • Filmes - reflexões do aluno sobre os filmes vistos - autoavaliação dos comentários feitos - comentários do professor e de colegas sobre os comentários do aluno.
  • Sítios da web preferidos - reflexões do aluno sobre os sítios da web preferidos na área disciplinar.
  • Autoavaliação global do portefólio, pelo aluno.
A avaliação ou feedback pelo professor relativo a cada um dos separadores, áreas de discussão ou páginas, pode ser feita:

  • na página de rosto em comentários, 
  • numa das páginas criadas expressamente para o efeito (à qual o professor pode ter acesso como convidado autor do blogue), 
  • através de emails enviados para o aluno em que seja feita referência ao tema e URL de página (Uniform Resource Locator, em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso ou página alojado na web) ao qual o comentário se refere. 

Refira-se, para esclarecimento, que os comentários são aceites em todas as páginas e mensagens do blogue bastando para isso accionar o botão respectivo no canto inferior esquerdo da janela de edição da mensagem.